Os manifestantes estariam aguardando posicionamento do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Com a derrota do Presidente na noite de Domingo (30) os manifestantes começaram a se juntar em diversos pontos do país, um dos principais é a BR 163 onde os manifestantes montaram uma base com banheiros químicos, marmitas e tendas para refeições em Campo Grande.
Para Nilson Abadio, empresário no ramo de autopeças “A manifestação não é contra a eleição do atual presidente. Não é contra o Lula, é contra um suposto processo de fraude”.
Abadio relata que as manifestações começaram a ocorrer ontem após o resultado das eleições, “Estamos aguardando o pronunciamento do presidente em até 72h pra não incitar o povo a tomar nenhuma atitude” relata o empresário, que conclui dizendo “Se o presidente pedir para o povo voltar para casa, irão voltar”.
Apesar do bloqueio está liberado a passagem de ônibus, viaturas da segurança pública, carros de funerárias, funcionários da área da saúde e segurança pública, ambulâncias, casos de comorbidade, idosos e crianças.
De passagem pelo estado, Edson, caminhoneiro do Rio Grande do Sul, vai descarregar em Dourados e ficou para a paralisação.
Edson conta que cruzou por Maranhão, Piauí, Bahia e Minas Geral e que “a cada 10 pessoas, 8 ou 7 votariam no Bolsonaro”, o caminheiro ainda frisa que “a votação não condiz”.
Antônio Junior, caminhoneiro, acredita que a eleição não foi democrática e alega que “o STF fica pendente só para um lado” e que a maior parte das ecões no TSE “eram petistas e eram julgaras de forma favoráveis”
Antônio acredita que está havendo “censura” e “cerceamento de liberdade” é que “o resultado não condiz com a realidade” mas diz que “se após averiguação o processo for legal iremos aceitar”
Outros pontos de manifestações pela Capital são em frente a JBS na saída para Sidrolândia e na rodovia 080 onde está havendo liberação de carros de 30 minutos em 30 minutos, segundo a PRF são cerca de 13 pontos interditos pelo Estado de forma total ou parcial.
O Presidente Bolsonaro ainda não se manifestou sobre os resultados das eleições. A esposa e o filho Flavio Bolsonaro já se manifestaram e disseram focar no futuro.