A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) realizará, nesta quinta-feira (8), uma sessão solene especial para a entrega da Medalha do Mérito FEB (Força Expedicionária Brasileira). A honraria será concedida a civis e militares que se destacaram pela dedicação à pátria e pelo trabalho de preservação da memória dos brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial.
A iniciativa da cerimônia é do deputado estadual Lídio Lopes (sem partido), que destacou o simbolismo da homenagem. “A entrega da Medalha do Mérito é um gesto de gratidão e respeito, não apenas aos ex-combatentes, mas a todos que defendem os valores de liberdade e democracia. É uma forma de preservar a história e reconhecer o sacrifício daqueles que contribuíram para a construção de um mundo mais justo e pacífico”, afirmou.
Mais de 25 mil militares brasileiros integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante o conflito. Atualmente, apenas um veterano da FEB ainda vive em Mato Grosso do Sul: Justino Pires de Arruda, que completou 105 anos. Ele representa uma geração que participou ativamente da luta contra o nazismo durante a 2ª Guerra Mundial.
Nos últimos anos, o estado perdeu vários de seus heróis. Em 2022, faleceram os expedicionários Januário Antunes Maciel (em 2 de maio), Agostinho Gonçalves da Mota (6 de setembro) e André Ragalzi (30 de setembro). Durante a pandemia de Covid-19, outros três veteranos também partiram: Antônio Fermiano, em abril de 2021, aos 98 anos; Isidoro Teodoro da Silva, em outubro de 2020, aos 100; e Divo Pires Peixoto, em agosto de 2020, também aos 100.
A entrega das medalhas pela Alems reforça o compromisso do poder público com a valorização da memória histórica e o reconhecimento daqueles que dedicaram suas vidas à construção de um país livre e democrático.