Com as eleições se aproximando, os mandatários vão definindo os rumos de seus partidos, veja alguns nomes que podem surgir dentro das siglas, romper estruturas maiores e se tornarem novidades na Câmara Municipal de Campo Grande a partir de 2025.
As eleições municipais vão definir o rumo do legislativo municipal pelos próximos quatro anos. Conheça alguns quadros dentro dos partidos que podem surgir como novidade na casa legislativa da capital no próximo ano.
Maicon Nogueira:
Com 2.973 votos nas eleições de 2020, o atual secretário municipal da juventude é um dos nomes mais cotados para assumir uma vaga na casa de leis nas eleições deste ano. Maicon é professor de sociologia e, por meio da secretaria, ofereceu cursos preparatórios para milhares de jovens nos bairros de Campo Grande.
Fábio Rocha:
Com estrondosos 3.341 votos nas eleições de 2020, Fábio Rocha, que é pedagogo, administrador e fundador do Projeto Social “Esquadrão da Juventude”, que atua a mais de 11 anos na capital é um dos principais nomes que podem surgir como novidade nas eleições deste ano.
Grazielle Machado:
Graduada e pós-graduada em Comunicação, a Professora Universitária Grazielle Machado, filha do deputado estadual Londres Machado, destaca-se como uma forte representante na defesa dos direitos das mulheres. Seu nome desponta como uma das forças femininas que podem surpreender na disputa das eleições deste ano.
Edilaine Mansueto:
Subtenente da Polícia Militar e graduada em Direito com especializações em Penal e Segurança Pública, surpreendeu nas eleições de 2020 ao conquistar o apoio do ex-presidente Bolsonaro (PL) em sua candidatura a vereadora da capital. Destaque na área de segurança pública, Edilaine é cotada como uma das principais candidatas para assumir uma cadeira nas próximas eleições.
Carla Bernal:
Enfermeira com pós-graduação em Urgência/Emergência e UTI, ex-Supervisora Geral do SAMU/CG, destaca-se como pré-candidata cortejada por diversos partidos políticos. Sua vasta experiência na vida pública, especialmente na área da saúde, a posiciona como uma forte candidata para ocupar um assento na casa legislativa.
Zé Du:
Presidente de honra do “projeto Amar msl”, Zé Du organiza diversas ações entre amigos em bairros carentes da capital. Devido ao seu sólido relacionamento político, é considerado como um dos nomes favoritos para disputar uma das cadeiras do legislativo municipal.
Lucas Santos:
Acadêmico de Direito, participou da organização das manifestações de direita de 2015 e 2016, disputou as eleições de 2020, alcançando a segunda colocação em seu partido e tornando-se o primeiro suplente a vereador. Seu nome emerge como uma surpresa potencial nas eleições deste ano.
Juliana Gaioso:
A ativista política é um dos nomes mais fortes do bolsonarismo no estado. A criadora do projeto social “Dicas da Ju”, Juliana filiou-se recentemente ao PP, partido da ex-ministra e atual senadora Tereza Cristina. Gaioso é uma das figuras mais influentes do Partido Progressista e deve receber o apoio de figuras influentes da direita estadual e nacional na disputa em outubro.
Michella Dutra:
Cantora gospel e ex-candidata a deputada federal em 2022, destaca-se como uma figura influente no nicho evangélico. Com seu nome sondado para as eleições deste ano, ela mostra potencial para representar essa comunidade no cenário político.
Thiago Grego:
O ex-empresário na área central, destacando-se por sua atuação, ingressou na política e concorreu como candidato a deputado federal pelo PRTB nas eleições de 2022. Participou ativamente na campanha do ex-candidato ao governo do Estado, Capitão Contar. Reconhecido por seu papel, o empresário se destaca por fazer denúncias recebidas da população.
Danilo Azambuja:
Advogado e um dos coordenadores do movimento Endireita MS, destaca-se como proprietário de um jornal e pela sua atuação dentro do movimento. Ele é apontado como o pré-candidato do grupo para as eleições municipais deste ano, e deve ser um dos nomes que brigará pela cadeira na casa de leis.
Vivi Tobias:
Corretora de imóveis, foi candidata a deputada federal mais votada em 2022 da chapa do Capitão Contar (PRTB), é uma conhecida ativista de direita. Reconhecida por sua posição contrária ao aborto e defesa da vida e da família, armamentista e conservadora, destaca-se como uma das principais figuras femininas para as eleições deste ano dentro da direita conservadora. Vai ser o nome de aposta do deputado estadual Rafael Tavares.
Sargento Betânia:
É palestrante e educadora, se autodefine como defensora da vida, pró-armas, legítima defesa e valores familiares. Especialista em Política e Gestão em Segurança Pública, assim como em Educação em Direitos Humanos, destaca-se como uma forte pré-candidata feminina nas eleições deste ano.
Ojeda:
Atuando como agente social, envolvendo-se em ações sociais com grupos de amigos, tornou-se um dos nomes expressivos da esquerda nas eleições deste ano. Destaca-se pelos seus trabalhos nos bastidores políticos, evidenciando sua influência e engajamento na promoção de causas sociais.
Tony Gol:
É conhecido por liderar campeonatos na arena “Tony Gol” com mais de 150 equipes em diversas categorias, é também reconhecido por seu trabalho social. Por seu envolvimento destaca-o como forte candidato nas eleições deste ano.
Victoria Peixoto:
É conhecida como uma das principais lideres do Partido NOVO e também é líder estadual do segmento feminino, é formada em Ciência Política e Antropologia, além de ser pós-graduanda em Gestão Pública. Suas principais pautas incluem a fiscalização do executivo, seus investimentos e contratos. É um dos fortes nomes femininos na disputa das eleições deste ano.
Enfermeira Cida:
Com mais de 35 anos de experiência na área da saúde, é enfermeira, atua também como professora e já desempenhou o cargo de vereadora. Sua ampla expertise a posiciona como uma das mulheres mais influentes na disputa das eleições deste ano, destacando-se por sua dedicada trajetória profissional e política.
Jean Ferreira:
Ativista pelos Direitos Humanos e Ambientais, ganha destaque por seu envolvimento na eleição da deputada federal Camila Jara (PT). Reconhecido como um dos principais nomes da esquerda, o jovem emerge como forte candidato para disputar uma vaga nas eleições deste ano.
Kelvin Hector:
Kelvin Hector, notório por suas ações nos bairros da Capital, surge como pré-candidato pelo PT, adotando o nome político Kelvin do PT. Ativo nas redes sociais, sua presença destaca-se como um potencial representante do partido.
Marquinhos Trad:
O ex-prefeito da Capital, Marquinhos Trad, desponta como o principal nome nas eleições municipais deste ano, após as polêmicas das eleições de 2022, sendo considerado o nome do seu partido, o PSD tem a expectativa de eleger até 3 vereadores através dos votos do ex-candidato ao governo do Estado.