Na segunda-feira (17), o Governo de Mato Grosso do Sul e o Ministério dos Povos Indígenas realizaram um encontro para discutir o desenvolvimento social das comunidades indígenas do estado. Esta foi a primeira reunião após a assinatura de um acordo de cooperação entre as instituições, contando com a presença da ministra Sônia Guajajara.
Estiveram presentes o governador Eduardo Riedel, o ministro em exercício dos Povos Indígenas, Eloy Terena, os secretários estaduais Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica) e Viviane Luiza (Cidadania), além da procuradora-geral do Estado, Ana Ali.
O governador Riedel destacou a importância de estruturar um plano socioeconômico voltado especialmente para os indígenas de Dourados, que vivem em áreas urbanas. “Com o grupo de trabalho em conjunto com o ministério, superamos entraves jurídicos e temos avançado”, afirmou.
A reunião tratou de temas como água, agricultura familiar, sustentabilidade e desenvolvimento geral das comunidades. Foram discutidas ações imediatas e a integração entre a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Secretaria de Cidadania e o Ministério dos Povos Indígenas no projeto “MS em Ação”, que abrange mais de 100 comunidades indígenas.
A secretária Viviane Luiza enfatizou a importância da colaboração entre governos estadual e federal para garantir os direitos das comunidades indígenas. “O grupo de trabalho permite pensar na evolução e materialização das garantias dos direitos dos indígenas, com consultas e deliberações junto ao Ministério dos Povos Indígenas”, destacou.
O ministro em exercício, Eloy Terena, considerou o encontro positivo e ressaltou a necessidade de políticas conjuntas para o desenvolvimento das comunidades indígenas. Ele destacou que haverá reuniões periódicas para buscar soluções políticas, jurídicas e orçamentárias.
“Toda a equipe está empenhada em buscar parcerias e garantir recursos orçamentários para colocar o projeto em prática. Não estamos apenas no campo das ideias, estamos comprometidos com ações concretas”, concluiu Terena.
O encontro marcou um passo significativo na cooperação entre o Governo de Mato Grosso do Sul e o Ministério dos Povos Indígenas, visando o desenvolvimento social e econômico das comunidades indígenas do estado. Com um foco em ações práticas e colaboração contínua, as lideranças demonstraram um compromisso real em melhorar as condições de vida das populações indígenas.