O Deputado Federal Marcel Van Hattem (NOVO) protocolou um pedido de CPI para investigar os Ministros do STF e TSE por “abuso de autoridade“ na Câmara dos Deputados
O Deputado Marcel Van Hattem postou em suas redes sociais que faltam 21 assinaturas para a CPI ser criada, de MS o Deputado Federal reeleito Dr Ovando e a Deputada Federal, eleita Senadora Tereza Cristina assinaram o pedido.
Apenas os Deputados Federais com mandato podem assinar o pedido da criação de CPI para a atual legislatura da Câmara dos Deputados que vai até Dezembro desse ano.
CPI Da Lava Toga:
Em 2019 faltou 1 assinatura para se criar a CPI da Lava Toga que investigaria possíveis condutas irregulares do Ministros do STF.
A CPI foi protocolada no Senado Federal, dos 3 senadores de MS, apenas a Senadora Soraya Thronicke (UNIÃO) assinou, o Senador Nelsinho Trad (PSD) e a Senadora Simone Tebet (MDB) não assinaram.
A polêmica da época ficou por conta do filho do Presidente Bolsonaro, o Senador Flavio Bolsonaro (PL) que estava no foco de uma investigação por possíveis crimes de rachadinhas em seu gabinete.
O Senador Flavio Bolsonaro chegou a ligar para Senadores pedindo para retirarem suas assinaturas da CPI, como divulgou na época o Antagonista.
Quem pode assinar o pedido de CPI na Câmara dos Deputados:
Os Deputados Federais com exercício de mandato, são eles:
Dr Ovando (PP)
Tereza Cristina (PP)
Loester Trutis (PL)
Rose Modesto (Sem Partido)
Beto Pereira (PSDB)
Dagoberto (PSDB)
Fabio Trad (PSD)
Vander Loubet (PT)