O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), participa nesta semana do Fórum Econômico Brasil Zurique 2025, evento realizado na cidade de Zurique, na Suíça

Na quinta-feira (23), Riedel foi um dos palestrantes do painel “O papel estratégico do Brasil na transição energética”.
“Ainda no Brazil Economic Forum Zurich, falei sobre a geopolítica mundial, a atuação das grandes potências e as oportunidades estratégicas para o Brasil com a transição energética. Nosso País pode se posicionar como um protagonista no cenário global quando se fala em segurança alimentar e energia limpa.” comentou o governador nas redes sociais.
Dividindo o painel com Riedel, participaram outros especialistas: Celso Fiori, diretor de Soluções Climáticas Naturais e Bioenergia da Mercuria no Brasil; Wagner Carvalho, CEO da W-Energy; Patrícia Iglecias, professora e superintendente de Gestão Ambiental da USP; e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
Mato Grosso do Sul como referência climática
Desde a adoção da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) em 2014, Mato Grosso do Sul tem se destacado na agenda de governança climática. Em 2021, o decreto nº 15.787 lançou o Proclima (Plano Estadual MS Carbono Neutro), estabelecendo uma meta de neutralidade de carbono até 2030.
Essa iniciativa é sustentada por cinco eixos estratégicos: agronegócio, energia, indústria, gestão de resíduos e mudanças no uso da terra e florestas. Todas essas áreas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030 da ONU, reforçando o protagonismo do estado no desenvolvimento sustentável.
Outros temas em destaque no fórum
Além da transição energética, o Fórum Econômico Brasil Zurique 2025 discutirá outros assuntos relevantes em painéis como “ESG, meio ambiente e economia circular” , “A multilateralidade econômica, o desenvolvimento e fatores sociais” e “Liberdade e Democracia: pilares de uma nação” .
Entre os palestrantes confirmados, estão nomes de peso como o ex-presidente Michel Temer e o ex-ministro Henrique Meirelles, além de outros especialistas e líderes influentes. O evento promete ser um espaço de diálogo para alinhar estratégias que unem desenvolvimento econômico e sustentabilidade global.