O ex-deputado federal Loester Carlos Gomes de Souza, conhecido como Tio Trutis (PL), foi condenado a pagar R$ 15 mil de indenização ao delegado da Polícia Federal Glauber Fonseca de Carvalho Araújo.
A sentença foi dada pelo juiz Giuliano Máximo Martins, da 16ª Vara Cível, após Trutis insultar o delegado nas redes sociais. Os ataques aconteceram após Araújo revelar que o atentado a tiros supostamente sofrido por Trutis, em fevereiro de 2020, foi forjado pelo próprio ex-deputado.
O caso começou quando Trutis registrou na Polícia Federal que teria sido alvo de um ataque enquanto viajava pela BR-060, próximo a Sidrolândia.
Durante as investigações, o delegado Araújo descobriu que o incidente foi uma simulação para promover a imagem política de Trutis, que pretendia disputar a prefeitura de Campo Grande.
Após a conclusão das investigações, Trutis, irritado, xingou Araújo, chamando-o de “delegado militante” e “safado”, entre outras ofensas, por meio da imprensa e de redes sociais. O delegado, sentindo-se difamado, entrou com uma ação por danos morais.
Na decisão, o juiz destacou que a imunidade parlamentar, alegada pela defesa de Trutis, não se aplicava, pois os insultos não estavam relacionados ao exercício do mandato, mas a uma defesa pessoal contra a acusação de falsa comunicação de crime. Segundo o magistrado, Trutis abusou do direito de livre expressão ao ofender a honra de Araújo.
A indenização de R$ 15 mil será corrigida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) e juros de 1% ao mês. Tanto Trutis quanto Araújo podem recorrer da decisão.