Na semana passada, o presidente defendeu o regime do ditador Nicolás Maduro e disse que o regime venezuelano tem mais eleições que o Brasil
O ministro Gilmar Mendes (foto), do Supremo Tribunal Federal, usou as redes sociais neste domingo (2) para dizer que o conceito de democracia “não é relativo”, como disse Lula na semana passada.
Em publicação no Twitter, o magistrado disse que a democracia, depois dos regimes totalitários do século XX, “não pode, seriamente, ser concebida como uma fórmula vazia, apta a aceitar qualquer conteúdo”.
“A realização de eleições, em tal hipotético cenário, jamais poderia afiançar o caráter democrático de um regime político: aos eleitores não cumpre escolher entre governo e oposição, mas apenas referendar a vontade do ditador de plantão”, escreveu.
Para defender o regime de Nicolás Maduro, o presidente Lula disse na quinta-feira passada (29) que o “conceito de democracia é relativo”.
“Quem quiser derrotar o Maduro, derrota nas próximas eleições. Agora vai ter eleição. Derrote… e assuma o poder. Vamos lá fiscalizar, se não tiver uma eleição honesta, a gente fala”, afirmou durante entrevista à Rádio Gaúcha.