web analytics
More

    Governador Riedel recebe projeto para importação de gás natural da Argentina

    Em reunião realizada nesta terça-feira (6), o governador Eduardo Riedel (PSDB) recebeu uma comitiva paraguaia que apresentou um projeto de importação de gás natural da Argentina para Mato Grosso do Sul.

    Reunião ocorreu no gabinete do receptivo do governo do Estado. | Foto: Reprodução

    A iniciativa visa movimentar o gás por meio de um corredor energético que beneficiaria a região, aumentando sua competitividade e potencial de desenvolvimento.

    O projeto prevê a criação de um “corredor energético” ligando Argentina, Paraguai e Brasil, com possível extensão até o Chile, seguindo a rota bioceânica.

    Riedel destacou a importância estratégica do gás natural para o desenvolvimento econômico do Mato Grosso do Sul e do país. “O gás é um grande ativo para alavancar e potencializar o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma agenda estratégica ao Estado e ao País”, afirmou.

    O ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Giménez, elogiou a parceria com Mato Grosso do Sul e a visão estratégica do governador Riedel sobre a industrialização do Estado. “Esperamos que este diálogo siga avançando”, disse Giménez.

    Giuliano Franco, CEO da Zeus Energy, destacou a importância do projeto para a segurança energética do Brasil, afirmando que o gás natural argentino será uma alternativa competitiva que contribuirá para o desenvolvimento industrial e agrícola.

    Inicialmente, o gás virá da Argentina, passando pelo Paraguai e entrando no Brasil por Porto Murtinho, conectando-se ao sistema brasileiro de gás. Em uma fase posterior, o gás poderá ser produzido no Paraguai, que possui alto potencial, mas carece de infraestrutura e investimento.

    A comitiva paraguaia incluiu o embaixador Juan Ángel Delgadillo, o vice-ministro de Minas e Energia, Mauricio Bejarano, o empresário Marco Pappalardo, e Carlos Gil, assessor sênior de Rediex. Representando Mato Grosso do Sul, participaram o vice-governador Barbosinha, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, e outros líderes regionais.

    O gasoduto que ligará a jazida de Vaca Muerta, na Argentina, à fronteira com o Rio Grande do Sul está em fase de licitação e pode ser concluído entre o final de 2024 e o início de 2025.

    Em janeiro de 2023, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que o BNDES financiaria parte do projeto, embora o financiamento tenha sido suspenso após a eleição de Javier Milei na Argentina.

    Redação
    Redação
    Fato67, você por dentro de tudo.

    Últimas notícias

    spot_imgspot_img

    Notícias relacionadas

    spot_imgspot_img