O artefato foi estendido na fachada do palácio no dia 14 de outubro; decoração precisa de aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Como justificativa oficial para estender uma bandeira gigante na fachada do Palácio do Planalto (foto), e outra na da Alvorada, o governo disse que a decoração é uma homenagem ao bicentenário da independência e aos dias da Proclamação da República, em 15 de novembro, e da Bandeira, em 19 de novembro.
As bandeiras, que foram estendidas na sexta-feira (14) e no sábado (15), respectivamente, estão previstas para permanecerem expostas até o segundo feriado.
A justificativa foi enviada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal responsável por dar aval em mudanças nas fachadas dos Palácios do Planalto e da Alvorada.
Esse processo existe, porque os dois edifícios são considerados Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.“O Iphan recebeu solicitação da Secretaria Especial de Administração do Palácio do Planalto para colocação da Bandeira Nacional, até 19 de novembro do corrente ano, nos Palácios do Planalto e da Alvorada, em alusão às comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, bem como do Dia da Proclamação da República (15 de novembro) e do dia da Bandeira Nacional (19 de novembro). A consulta está sendo analisada”, disse a autarquia em nota divulgada nesta quinta-feira (20).
Fonte: Antagonista