O senador Jacques Wagner disse neste domingo (17) que Lula (foto) ofereceu dois horários para uma reunião com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante a Assembleia Geral da ONU
Como mostramos, Lula recebeu mais de 50 pedidos de encontros bilaterais, inclusive de Zelensky. Segundo Wagner, a reunião deve ocorrer na segunda ou terça-feira, após a abertura da assembleia.
Em maio, o presidente brasileiro escapou de encontro com ucraniano durante a cúpula do G7, no Japão. Os ucranianos atribuem a culpa à Presidência brasileira, que teria demorado a responder o pedido de reunião.
Zelensky acusou recentemente o petista de “coincidir com as narrativas” de Vladimir Putin, após o mandatário brasileiro ter dito que nem Rússia, nem Ucrânia querem a paz.
Na semana passada, o petista convidou o autocrata russo para participar da próxima edição da cúpula do G20, no Rio de Janeiro.
O autocrata russo deixou de ir a reuniões internacionais por causa do risco de ser preso. O Tribunal Penal Internacional emitiu em março um mandado de prisão contra Putin por crimes de guerra na Ucrânia.