O nome do ministro da Justiça ganha força, contudo, petistas defendem uma opção mais fiel ao PT e que possa se contrapor ao presidente do TSE, Alexandre de Moraes
Lula tem dito a interlocutores desde a semana passada que o ministro da Justiça, Flávio Dino, é a melhor opção que ele tem para o Supremo Tribunal Federal neste momento. Contudo, petistas têm reforçado ao presidente da República que o atual AGU, Jorge Messias, seria a escolha mais sensata para a vaga de Rosa Weber.
A expectativa é que a ministra anuncie já nesta semana que deixará o Tribunal. Ela se aposenta no início de outubro. Por esse motivo, Lula tem sido pressionado a deixar claro a sua preferência antes da cirurgia no quadril que ele fará na sexta-feira (29).
Na semana passada, Lula disse a pessoas próximas, conforme apurou O Antagonista, que Dino é uma opção concreta para a vaga de Rosa Weber. Com indicação de Dino, Lula poderia aproveitar o ensejo para emplacar uma mulher na AGU e transferir Messias para o Ministério da Justiça.
Messias, no entanto, já deixou claro que não aceitaria essa mudança. Além disso, a ala mais ideológica do partido defende que o atual AGU é um homem que poderia se contrapor ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Os petistas temem que o excesso de poderes concedidos a Moraes possa se voltar contra o próprio partido. Um exemplo ficou claro na semana passada, quando o presidente do TSE respondeu, de forma contundente, a uma manifestação de Gleisi Hoffmann com críticas ao trabalho da Justiça Eleitoral.