Presidente deu a declaração em entrevista nesta quinta; ele também disse que seu ex-ministro, pego no mensalão, não “pode ser penalizado a vida inteira”
Lula (PT) teceu elogios ao seu ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu (foto) durante entrevista nesta quinta-feira (16).
“José Dirceu é um agente político, um militante político, da maior qualidade“, disse o presidente à CNN Brasil.
Ele também disse que o ex-ministro, figura central no mensalão, não pode ser “penalizado a vida inteira”.
“Ninguém pode ser na política criminalizado de forma perpétua”, acrescentou.
Lula também se referiu à presença de Dirceu na festa de 43 anos do PT no inicio da semana e disse que ele “tem que colocar a cara para fora”.
“Casualmente, eu vi o Zé Dirceu lá sentado até meio escondidinho. Eu acho que não tem que andar escondido. Tem que colocar a cara para fora”, afirmou
E ainda disse que “a gente tem que brigar para construir outra narrativa na sociedade brasileira” considerando que “nenhum partido foi mais massacrado que o PT”.
Dirceu foi condenado pelo STF a quase oito anos de prisão por corrupção ativa pelo mensalão em 2012. O ministro Luís Roberto Barroso extinguiu a pena em 2016 por bom comportamento.
Há ainda duas condenações no contexto da Lava Jato.
Ele foi condenado pelo TRF-4 em 2016 a 27 anos e quatro meses de prisão, em regime inicial fechado pelos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. A pena foi confirmada pela 5ª turma do STJ em 2022.
Em 2019, TRF-4 o condenou a 8 anos e 10 meses pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O STJ reduziu para 4 anos e 7 meses em regime semiaberto nesta semana.