web analytics
More

    Morre aos 39 anos a deputada federal Amália Barros do PL de MT

    Na madrugada deste domingo, aos 39 anos, faleceu a deputada federal Amália Barros (PL), no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após complicações decorrentes de uma cirurgia no pâncreas. A parlamentar estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 1º de maio, quando passou por procedimentos médicos.

    Amália Scudeler de Barros Santos nasceu em 22 de março de 1985, em Mogi Mirim, São Paulo. Sua trajetória foi marcada por uma luta pessoal transformada em causa coletiva. Aos 20 anos, perdeu a visão do olho esquerdo devido a uma infecção por toxoplasmose, enfrentando ao longo dos anos 15 cirurgias e, em 2016, optando pela remoção do olho, passando a utilizar uma prótese ocular.

    Em 2021, lançou o livro “Se Enxerga!: Transforme desafios em grandes oportunidades para você e outras pessoas” e fundou o Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular, antes conhecido como Instituto Amália Barros. Através dessa iniciativa, Amália promoveu campanhas de arrecadação de recursos e doações de próteses oculares, beneficiando milhares.

    Amália Barros também foi uma voz ativa no cenário político. Eleita deputada federal por Mato Grosso em 2022 com mais de 70 mil votos, aproximadamente 5% dos votos do estado, ela atuou nas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação, entre outras.

    Destacou-se pela aprovação da Lei 14.126/2021, que reconheceu a visão monocular como deficiência sensorial, conferindo às pessoas com essa condição os mesmos direitos e benefícios das pessoas com deficiência.

    Presença em Campo Grande

    Amália Barros participou de um evento do PL Mulher em Campo Grande, no dia 24 de fevereiro, no Bosque dos Ipês, que contou com a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Sua atuação ativa e sua presença marcaram o compromisso da parlamentar com as causas sociais e políticas em Mato Grosso do Sul.

    Redação
    Redação
    Fato67, você por dentro de tudo.

    Últimas notícias

    spot_imgspot_img

    Notícias relacionadas

    spot_imgspot_img