Em entrevista a site, Lula diz que não vê sentido em ministro da Fazenda apresentar proposta de controle das contas públicas e embarcar para viagem
Lula indicou que a apresentação da chamada “âncora fiscal”, que terá novas regras para o controle da dívida do país, deve ser apresentada apenas depois de sua viagem à China, marcada entre o sábado (25) e o dia 31 de março.
Em entrevista ao site Brasil247, Lula disse que não vê sentido que o seu ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apenas apresente a proposta e embarque para Pequim.
“Nós embarcamos sábado. O Haddad não pode comunicar uma cosia e sair. Seria estranho: eu anuncio e vou embora. O Haddad tem que ficar aqui para debater, responder, dar entrevista, conversar com o sistema financeiro, a Câmara o Senado e outros ministros”, justificou. “O que não dá é a gente avisar e ir embora.”
Lula diz que a proposta “já está madura”, mas que usará o tempo de sua viagem a Pequim para acertar detalhes com Haddad. Havia a expectativa que o governo federal apresentasse, ainda nessa semana, o projeto ao Congresso Nacional.