O primeiro 7 de setembro da gestão Lula 3 foi marcado pelo esvaziamento da Esplanada dos Ministérios; Planalto estimou o público em 30 mil pessoas
O primeiro 7 de setembro da gestão Lula 3 foi marcado pelo esvaziamento da Esplanada dos Ministérios. O governo federal afirmou que aproximadamente 30 mil pessoas compareceram ao desfile.
No entanto, várias arquibancadas da Esplanada estavam vaziam durante os desfiles cívico-militares em Brasília. E boa parte das pessoas que compareceu ao desfile era claramente identificada com o PT ou com o governo Lula.
O desfile de 7 de setembro deste ano foi marcado por vários recados petistas à gestão anterior. Até o Zé Gotinha foi utilizado para tentar impor a marca lulista ao desfile deste ano. A primeira-dama, Janja, vestiu vermelho e “fez o L”.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis, a taxa de ocupação na capital federal chegou a aproximadamente 40% neste feriado do Dia da Independência. O percentual é a metade do registrado nos anos de 2012 e 2022. Em 2021, a taxa de ocupação era de 80%; no ano passado, 73%.
O governo federal planejou um evento mais modesto do que os vistos nos últimos anos, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O tom do desfile será a defesa da soberania nacional, da democracia e das fronteiras do país. O presidente Lula fez ontem um pronunciamento na cadeia de rádio e TV e, em discurso, falou sobre economia e soberania nacional.
Lula viaja para Nova Délhi, na Índia, hoje no início da noite. Ele participará da reunião do G20.