web analytics
Mais

    Quem é Glaucia Iunes? A suplente que pode assumir vaga na ALMS

    A primeira suplente de deputada estadual pelo PDT, Glaucia Iunes, deu um passo decisivo para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS). Na última quarta-feira (19), ela ingressou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) solicitando a perda de mandato de Lucas de Lima por infidelidade partidária.

    Lucas, que foi eleito pelo PDT em 2022, migrou para o Partido Liberal (PL) no início de fevereiro de 2024, o que, segundo Glaucia e a própria legenda, ocorreu sem justa causa. De acordo com a legislação eleitoral, parlamentares eleitos por um partido só podem mudar de sigla sem perder o cargo caso haja uma justificativa legal, como perseguição política ou mudança significativa no programa partidário.

    A tentativa de Lucas de Lima de se manter no cargo foi frustrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que julgou improcedente sua defesa de que teria sido discriminado dentro do PDT. Com isso, o cenário se desenha favorável para que Glaucia Iunes assuma o mandato.

    Quem é Glaucia Iunes?

    Glaucia Iunes é pedagoga e assistente social, com uma trajetória política voltada para a defesa dos direitos sociais e da participação feminina na política. Em 2022, conquistou 16.918 votos, tornando-se a segunda mulher mais votada para a Assembleia Legislativa e a candidata com mais votos em Corumbá, onde obteve expressivos 11.721 votos.

    A suplente reforça seu compromisso com a população e destaca a importância da presença feminina em espaços de decisão.

    “Minha trajetória é pautada pelo compromisso com a população e pela ampliação da presença feminina na política. Acredito que mulheres precisam ocupar mais espaços de decisão para garantir políticas públicas que atendam às reais necessidades da sociedade”, afirmou.

    Apoio político e fidelidade partidária

    Glaucia também reforçou sua história de fidelidade ao PDT e seu alinhamento com o governo do governador Eduardo Riedel. “Sempre tive uma postura de comprometimento com a base do governo e do governador Eduardo Riedel, que sempre me deu total apoio. Desde 2022, sou filiada ao PDT e concorri ao cargo de deputada estadual acreditando no projeto político da legenda”, pontuou.

    Com a decisão do TSE contrária a Lucas de Lima e a formalização do pedido de perda de mandato no TRE-MS, a posse de Glaucia Iunes na ALMS pode ser uma questão de tempo. Caso tenha seu pedido acatado, ela assume o cargo e passa a representar não apenas os eleitores que confiaram seu voto a ela, mas também a continuidade do projeto político do PDT no legislativo estadual.

    Últimas notícias

    spot_imgspot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Notícias relacionadas

    spot_imgspot_img