Governador lançará plataforma de dados sobre as queimadas e força-tarefa de atendimento à imprensa na quinta-feira (27)
O governador do Estado, Eduardo Riedel, está preparando uma série de iniciativas para garantir maior transparência nas medidas de combate aos incêndios no Pantanal. Com a situação de emergência decretada na última segunda-feira, os governos municipais e estadual poderão realizar contratos sem licitação, visando agilizar as ações de combate ao fogo.
Entre as medidas planejadas, o governo pretende instituir uma força-tarefa para atender à imprensa e lançar uma plataforma que reunirá dados sobre investimentos, repasses e ações de combate às queimadas. A iniciativa é semelhante ao site “Brasil Unido pelo RS”, criado pela Presidência da República para a reconstrução do Rio Grande do Sul.
Essas ações devem ser anunciadas na quinta-feira (27) durante uma coletiva de imprensa. Já na sexta-feira (28), o Estado deve receber uma comitiva de ministros, incluindo Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento). Elas deverão anunciar o envio de aeronaves e recursos adicionais para combater as queimadas.
Em 2024, os focos de incêndio no Pantanal são seis vezes maiores do que em 2020, ano da última grande tragédia climática envolvendo queimadas no bioma.