O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL) participou de reunião com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para tratar da situação em que o agronegócio brasileiro se encontra, decorrente da estiagem, em especial para a situação crítica do estado do Rio Grande do Sul.
A pauta principal foi a garantia da prorrogação dos vencimentos das dívidas dos produtores rurais previstas para este ano e a criação de fundos estratégicos voltados ao suporte financeiro e à sustentabilidade do setor agropecuário.
Além de Nogueira, que é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), os parlamentares Zucco, Alceu Moreira, e o senador Luis Carlos Heinze, participaram da reunião.
O ministro da Agricultura Carlos Fávaro também esteve presente e garantiu criar fundos e prorrogar dívidas para o setor, além de promover medidas emergências e estruturantes.
Muitos estados do Brasil sofreram com a estiagem, porém no estado do Rio Grande do Sul o impacto foi maior. As enchentes causaram perdas significativas no agronegócio, com perdas estimadas em mais de R$3 bilhões. Essas perdas afetam a agricultura e a pecuária, com prejuízos em diversas culturas, incluindo soja, arroz e milho. As áreas inundadas atingiram um quarto da área plantada, em 15.661 propriedades, com uma perda estimada de 2,7 milhões de toneladas. A recuperação do setor pode levar décadas, com a normalização do cenário ainda distante, segundo a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).