A senadora Soraya Thronicke (Podemos) foi escolhida para liderar a bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Federal a partir do segundo semestre deste ano, após as eleições.
Até lá, o deputado federal Vander Loubet (PT) continua como coordenador dos deputados federais e senadores do estado.
Em tom de despedida, Loubet participou da solenidade de entrega das emendas federais na manhã desta sexta-feira (5). O evento marcou a reta final do prazo eleitoral para a realização de entrega de obras e transferência voluntária de recursos aos municípios.
Loubet destacou a união entre os parlamentares do estado. “Não é fácil coordenar uma bancada, especialmente em disputas dentro do orçamento.
Nosso estado tem uma representação pequena comparada com grandes estados,” afirmou. Ele ressaltou que a coesão entre os parlamentares permitiu uma atuação eficaz da bancada.
Segundo Loubet, os 11 parlamentares de Mato Grosso do Sul se reuniram e concordaram em nomear Soraya Thronicke como sua sucessora. Thronicke elogiou o trabalho de Loubet e destacou que ele continuará acompanhando a destinação das emendas deste ano, enquanto ela se prepara para a articulação do próximo ano.
“Vamos trabalhar para garantir uma emenda volumosa para Mato Grosso do Sul. É uma grande responsabilidade,” afirmou. A senadora espera repassar R$ 800 milhões para o estado.
Soraya também garantiu que manterá uma relação saudável com os colegas parlamentares. “Vou respeitar a decisão da bancada,” completou.
Mato Grosso do Sul é representado na Câmara dos Deputados por Vander Loubet, Beto Pereira (PSDB), Camila Jara (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB), Geraldo Resende (PSDB), Dr. Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon (PL) e Rodolfo Nogueira (PL). No Senado, além de Soraya, o estado é representado por Nelsinho Trad (PSD) e Tereza Cristina (PP).