No primeiro trimestre de 2024, a economia brasileira voltou a crescer impulsionada principalmente pela agropecuária. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do país registrou um aumento de 0,8%, com o setor agropecuário liderando esse crescimento com uma impressionante alta de 11,3%
A senadora Tereza Cristina (PP) destacou a importância do setor agropecuário para a economia brasileira, afirmando que o AGRO é o principal motor do crescimento econômico do país. “O AGRO puxou de novo o crescimento da economia brasileira!”, comemorou a senadora. Ela também enfatizou que a continuidade desse desempenho depende da ausência de interferências governamentais que possam prejudicar o setor. “Basta o governo não atrapalhar para que o AGRO continue garantindo nossa balança comercial, prosperidade e renda para os brasileiros”, afirmou.
O desempenho recorde da agropecuária no primeiro trimestre de 2024 foi um reflexo de sua importância estratégica para o Brasil, não apenas como um pilar de segurança alimentar, mas também como um fator crucial para a balança comercial do país. Em 2023, o setor já havia contribuído significativamente para o crescimento do PIB anual, que fechou com um aumento de 2,9%.
A oposição no Senado Federal, representada pela senadora Tereza Cristina, reforçou seu compromisso em trabalhar pela segurança jurídica dos produtores rurais, garantindo que o setor continue a prosperar e a contribuir para o desenvolvimento econômico do Brasil.