O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) aceitou, na terça-feira (18), denúncia contra o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes (PSDB), e alguns servidores do município de Corumbá
A Procuradoria Regional Eleitoral os acusa de corrupção eleitoral e falsidade ideológica eleitoral, alegando que tais crimes foram cometidos durante as eleições de 2020, quando Iunes foi reeleito.
O relator do caso, juiz eleitoral José Eduardo Cardozo, afirmou que a denúncia atende todos os requisitos legais, detalhando as circunstâncias em que os crimes teriam sido cometidos e identificando cada autor e suas respectivas condutas. “A peça acusatória descreve de forma pormenorizada as circunstâncias dos crimes, individualizando as condutas dos envolvidos”, declarou Cardozo.
Os acusados não apresentaram elementos suficientes para anular as acusações, abordando questões mais relacionadas ao mérito da causa, que serão analisadas posteriormente. O processo, inicialmente pautado para a sessão do dia 4 de junho, foi adiado várias vezes e finalmente julgado nesta terça-feira, com a denúncia sendo recebida por unanimidade.
Com esta decisão, o prefeito Marcelo Iunes e os servidores envolvidos tornam-se réus, enfrentando agora um processo judicial por corrupção eleitoral e falsidade ideológica eleitoral.