web analytics
Mais

    Única prefeita de capital na diretoria, Adriane Lopes é eleita 3ª vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos

    A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, foi eleita por unanimidade como 3ª vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) durante a 87ª Reunião Geral da entidade, realizada na segunda-feira (7), em Brasília. A escolha destaca não apenas o protagonismo da capital sul-mato-grossense nas pautas nacionais, mas também fortalece a representatividade feminina na liderança municipal brasileira.

    Entre os prefeitos de capitais brasileiras, apenas duas mulheres foram eleitas: Adriane Lopes (Campo Grande) e Emília Corrêa (Aracaju). Reeleita para o mandato 2025–2028, Adriane passa a ocupar uma das posições mais importantes da FNP, que representa cidades responsáveis por 72% do PIB nacional.

    Prefeita Adriane Lopes é eleita 3ª vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) durante a 87ª Reunião Geral da entidade

    “Quando as mulheres ocupam cargos e conquistam espaços de poder, influenciam outras a também quererem estar ali. A presença feminina na gestão pública não é temporária; estamos exercendo um direito de forma permanente. Campo Grande terá voz nas principais decisões que afetam diretamente a vida das pessoas”, afirmou Adriane Lopes após a eleição.

    A nova diretoria da FNP será presidida por Eduardo Paes (Rio de Janeiro), tendo Sebastião Melo (Porto Alegre) como 1º vice-presidente e Ricardo Nunes (São Paulo) como 2º vice. Adriane assume a 3ª vice-presidência nacional.

    Reforma Tributária em pauta

    Durante a abertura da 87ª Reunião Geral da FNP, Adriane Lopes defendeu maior suporte técnico aos municípios diante da transição provocada pela Reforma Tributária. Segundo ela, os prefeitos serão os principais responsáveis por implementar as mudanças no cotidiano das cidades.

    “Campo Grande será diretamente impactada, já que boa parte da arrecadação vem do setor de serviços. Ainda há pouca compreensão da população sobre essa transição. Por isso, precisamos de apoio técnico para lidar com os efeitos da reforma nos municípios de todos os portes”, declarou.

    Além da Reforma Tributária, o encontro discutiu temas como os desafios fiscais enfrentados pelas prefeituras e o papel dos municípios na nova governança tributária. O evento termina nesta terça-feira (8), em Brasília.

    Gestão com liderança feminina

    A administração de Adriane Lopes em Campo Grande tem se destacado pela expressiva presença de mulheres em cargos estratégicos. Atualmente, quase 50% dos principais postos do Executivo Municipal são ocupados por mulheres, um feito inédito no Estado de Mato Grosso do Sul.

    Entre as gestoras que compõem o alto escalão da prefeitura estão:

    • Cecília Saad Rizkallah (Procuradoria Geral do Município)
    • Thelma Mendes (Casa Civil)
    • Márcia Hokama (Fazenda)
    • Andréa Rocha (Administração e Inovação)
    • Catiana Sabadin (Planejamento e Parcerias Estratégicas)
    • Rosana Leite (Saúde)
    • Camilla Nascimento (Assistência Social e vice-prefeita)
    • Angélica Fontanari (Executiva da Mulher)
    • Berenice Jacob Domingues (Meio Ambiente e Planejamento Urbano)
    • Adir Diniz (Fundo de Apoio às Comunidades)

    Congresso reforça compromisso com paridade

    Em junho de 2024, Adriane também foi anfitriã do 2º Congresso Nacional e Estadual Mulheres pela Paridade (COMPAR), realizado em Campo Grande. Com o tema “Igualdade, Paridade e Democracia”, o evento reuniu especialistas para debater o fortalecimento da presença feminina na política e na sociedade.

    A eleição da prefeita para a diretoria da FNP reafirma o papel de Campo Grande como referência nacional na luta pela equidade de gênero e por políticas públicas mais representativas.

    Últimas notícias

    spot_imgspot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Notícias relacionadas

    spot_imgspot_img