“Oppenheimer” e “Barbie”, dois dos maiores sucessos de bilheteria de 2023, estão indicados ao prêmio de Melhor Filme
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, nesta terça-feira (23) a lista de longas indicados ao Oscar de 2024.
“Oppenheimer”, de Christopher Nolan, lidera a lista dos filmes mais indicados, com presença em 13 categorias. “Pobres Criaturas”, com 11, e “Assassinos da Lua das Flores”, com 10, fecham o pódio.
Além desses três, outros sete longas foram indicados ao prêmio de Melhor Filme, que será entrega na cerimônia que acontece no dia 10 de março.
Veja abaixo a lista completa dos 10 filmes indicados ao principal prêmio do Oscar:
“American Fiction”
Dirigido por Cord Jefferson, de “Master of None”, “Watchmen” e “The Good Place”, “American Fiction” conta a história do escritor Thelonius “Monk” Ellison (Jeffrey Wright, de “Batman”) e sua tentativa de manter seus livros relevantes e interessantes para as novas gerações.
O elenco conta com nomes como Issa Rae, Tracee Ellis Ross, John Ortiz e Erika Alexander.
“Anatomia de Uma Queda”
“Anatomia de Uma Queda” é uma produção francesa que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2023. O filme, dirigido por Justine Triet, é um drama policial que tenta resolver o mistério da morte de um homem cujo corpo foi encontrado do lado de fora do chalé onde ele morava com sua esposa e seu filho.
“Barbie”
A maior bilheteria de 2023 também está indicada ao prêmio de Melhor Filme. “Barbie” conta a história da boneca de plástico, é dirigida por Greta Gerwig e produzido por LuckyChap Entertainment, de Margot Robbie, que também protagoniza o filme.
Ryan Gosling dá vida ao Ken e divide tela com nomes como America Ferrera, Will Ferrell, Emma Mackey e Issa Rae.
“Os Rejeitados”
Também tem comédia na lista. “Os Rejeitados” acompanha a desventura de um professor mal-humorado de uma prestigiada escola americana, forçado a permanecer no campus para cuidar do grupo de alunos que não tem para onde ir durante as férias de Natal.
Ele acaba criando um vínculo improvável com um deles e com a cozinheira-chefe da escola, que acaba de perder um filho no Vietnã.
A trama é protagonizada por Paul Giamatti, Dominic Sessa e Da’Vine Joy Randolph. A direção é de Alexander Payne, conhecido por seus trabalhos em “Sideways – Entre Umas e Outras”, “Pequena Grande Vida” e “Os Descendentes”.
“Assassinos da Lua das Flores”
O novo filme de Martin Scorsese, “Assassinos da Lua das Flores” é baseado no livro de mesmo nome de David Grann e conta como o povo Osage, do estado norte-americano do Oklahoma, foi morto por causa do controle dos direitos petrolíferos que os estavam tornando ricos.
O longa também explora o casamento entre um homem branco, interpretado por Leonardo DiCaprio, e sua esposa Osage, interpretada por Lily Gladstone. O personagem de DiCaprio, pressionado por seu tio (Robert De Niro), participa do esquema de assassinatos — mesmo que ele ame sua esposa e filhos.
“Maestro”
A nova produção de Bradley Cooper também está na lista. “Maestro” é uma cinebiografia de Leonard Bernstein e narra o relacionamento do maestro e compositor norte-americano com a atriz costarriquenha Felicia Montealegre em meio a sua ascensão profissional.
O longa faz um compilado de momentos da história do compositor norte-americano Leonard Bernstein, desde o início até o fim de sua vida.
Além de Cooper e Mulligan, Matt Bomer, Maya Hawke e Sarah Silverman compõem o elenco de “Maestro”. Nomes Steven Spielbeg e Martin Scorsese estão nos créditos do filme como produtores executivos.
“Oppenheimer”
O filme “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, conta a história do físico J. Robert Oppenheimer enquanto trabalha com uma equipe de cientistas durante no Projeto Manhattan, responsável pela criação da bomba atômica.
Estrelado por Cilian Murphy, o elenco conta com Emily Blunt, Matt Damon e Robert Downey Jr.
Por ter estreado no mesmo dia que “Barbie”, o longa provocou uma disputa que ficou conhecida por “Barbenheimer”.
“Vidas Passadas”
“Vidas Passadas” é dirigido por Celine Song e conta com Greta Lee, Yoo Teo, John Magaro no elenco.
O filme conta a história de Nora e Hae Sung, dois amigos de infância com uma conexão profunda que acabam se separando quando a família de Nora decide sair da Coreia do Sul e se reencontram 20 anos depois.
“Pobres Criaturas”
Um dos principais filmes da temporada, “Pobres Criaturas” é do cineasta grego Yorgos Lanthimos, conhecido por seus trabalhos em “O Lagosta” (2015), “O Sacríficio do Cervo Sagrado” (2017) e “A Favorita” (2018).
Na trama, uma mulher é reanimada após suicídio por um médico louco que substitui seu cérebro pelo de seu bebê ainda não nascido.
Infantil, mas com corpo de adulto, Bella Baxter, torna-se cada vez mais independente e entusiasmada com suas experiências sexuais enquanto empreende uma viagem de autodescoberta através de uma versão da Europa do século 19.
A produção é protagonizada por Emma Stone e os veteranos Mark Ruffalo e Willem Dafoe.
“Zona de Interesse”
Eleito o terceiro melhor filme de 2023 pela revista Time, “Zona de Interesse” conquistou também a Academia.
Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, o filme acompanha o comandante-chefe de Auschwitz e sua esposa, enquanto o casal tenta construir uma vida ao lado de um campo de concentração.
O longa tem direção de Jonathan Glazer, e conta com Sandra Hüller, que também está em “Anatomia de Uma Queda”, no elenco.