Vacinação contra a Dengue é Ampliada para Crianças e Adolescentes em Mato Grosso do Sul.
A partir de hoje (18), a campanha de vacinação contra a dengue foi ampliada para incluir crianças e adolescentes de 6 a 16 anos em Campo Grande, assim como nos 78 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. Essa medida excepcional foi anunciada pelo Ministério da Saúde devido à disponibilidade de mais de 36 mil doses da vacina ainda não utilizadas.
Inicialmente, a imunização contra a dengue estava restrita a crianças de 10 a 14 anos. No entanto, para evitar a perda das doses que vencem em 30 de abril, o órgão federal optou por estender a faixa etária.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES/MS), os municípios foram orientados a seguir a recomendação de vacinação na faixa etária de 10 a 14 anos. No entanto, caso existam doses com vencimento próximo e representem risco de perda física, essas doses poderão ser aplicadas em pessoas de 6 a 16 anos de idade.
Larissa Castilho, Superintendente de Vigilância em Saúde da SES/MS, enfatiza que essa é uma medida temporária, conforme a nota técnica 65/2024 do Ministério da Saúde. A estratégia visa aproveitar as doses com validade próxima e ampliar a cobertura vacinal temporariamente.
Atualmente, Campo Grande conta com 1.346 doses da vacina contra a dengue disponíveis. Desde o início da campanha, pouco mais de 10,5 mil doses foram aplicadas na capital.
Em Dourados, a vacinação segue até o dia 30 de abril, com a oferta de vacinas em oito pontos extras no próximo sábado (20/4), durante o ‘Dia D’ de vacinação contra a dengue. A iniciativa, realizada em parceria com a Fiocruz, visa ampliar o número de imunizados na cidade.
A previsão de chegada de novas doses é uma responsabilidade do Ministério da Saúde, que as enviará conforme a demanda ao longo do ano. Porém, para a estratégia atual, não estão previstos envios adicionais de doses, que serão distribuídas ao longo da campanha.
A vacinação contra a dengue é uma medida importante para proteger a população e combater a propagação da doença, reforçando os esforços na área da saúde pública em Mato Grosso do Sul.