A prefeita Adriane Lopes sancionou, nesta quarta-feira (23), a Lei Complementar 955/25, que promove avanços na carreira dos Guardas Civis Metropolitanos de Campo Grande. A medida, de iniciativa do Executivo, foi aprovada pela Câmara Municipal e modifica a Lei Complementar nº 358/2019, que regula os cargos, remuneração e direitos da categoria.
A nova lei foi construída em diálogo entre Executivo, Legislativo e representantes da Guarda. O presidente da Câmara, vereador Papy (Epaminondas Vicente Neto), destacou a participação ativa dos parlamentares e da categoria na formulação do projeto. “Quando há diálogo frequente, conseguimos votar com mais segurança”, afirmou.
A proposta estabelece o reposicionamento gradual dos servidores, com efeitos financeiros aplicados em cinco etapas: abril, junho, setembro e dezembro de 2025, e fevereiro de 2026. Ao final desse período, os guardas serão promovidos para as classes “Especial” e “Inspetor Terceira Classe”. O processo de promoção será iniciado em março de 2026.
A prefeita Adriane Lopes ressaltou o impacto da medida. “Estamos promovendo 900 guardas civis metropolitanos, ampliando o benefício que inicialmente atenderia 400. Ao todo, 1.248 profissionais estão sendo valorizados”, afirmou.
Representantes da categoria também estiveram presentes, como o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais (SINDGM/CG), Hudson Bonfim, e o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Anderson Gonzaga. O advogado do sindicato, Márcio Almeida, explicou que essa é a segunda fase de melhorias. A primeira ocorreu em outubro de 2024, quando 960 guardas tiveram reajuste de 20%.