O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) emitiu um alerta sobre um golpe que utiliza mensagens de texto (SMS) para enganar motoristas.
Os golpistas enviam notificações falsas informando que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do destinatário está em processo de suspensão.
Como funciona o golpe
A mensagem contém um link que leva a uma página fraudulenta que imita o portal GOV.BR do Governo Federal.
Lá, a vítima é induzida a inserir dados pessoais, que são usados para gerar uma suposta consulta com informações fictícias sobre infrações e valores pendentes. A página inclui uma opção para “regularizar” a situação, direcionando ao pagamento de uma falsa taxa.
Em Nova Andradina, onde surgiram os primeiros relatos, cerca de dez pessoas procuraram o Detran-MS após receberem a mensagem. Pelo menos duas delas efetuaram pagamentos de R$ 119 e R$ 193. O golpe já foi registrado em outros estados, como São Paulo, Mato Grosso, Espírito Santo e Paraíba.
Orientações do Detran-MS
O Detran-MS reforça que não solicita pagamentos ou dados por SMS. Todos os contatos oficiais são realizados por canais como o Portal de Serviços Meu Detran, o aplicativo Detran MS, e a Central de Informações, disponível pelo telefone 154 (Capital) ou (67) 3368-0500 (Interior).
Para evitar prejuízos, o órgão orienta os cidadãos a desconfiarem de mensagens desse tipo e buscarem informações diretamente em uma das 94 agências espalhadas pelo estado.