O deputado estadual Coronel David (PL), presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), articulou uma reunião com órgãos do sistema de justiça e segurança para discutir melhorias nos protocolos de atendimento às vítimas de violência.

O encontro, que inicialmente seria uma audiência pública, reuniu representantes do TJMS (Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul), Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) e Defensoria Pública para definir medidas mais eficazes na proteção das vítimas.
“Estabelecemos em conjunto os protocolos que precisam ser alterados e vamos trabalhar para aperfeiçoar o sistema. Mato Grosso do Sul criou estrutura para facilitar as denúncias, mas precisamos evoluir para evitar novos casos”, afirmou Coronel David.
O parlamentar destacou que a morte da jornalista Vanessa deve servir como um marco para mudanças concretas na abordagem da violência contra a mulher.
O presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP), reconheceu a iniciativa de Coronel David e reforçou que o foco da reunião foi o aperfeiçoamento dos protocolos de segurança.
“Não tratamos apenas da questão cultural, mas de ações práticas. Nosso objetivo é construir um plano de trabalho para fortalecer a proteção das vítimas e a atuação das instituições”, afirmou.
Os números mostram a gravidade da situação: em 2024, foram registrados 20 mil boletins de ocorrência de violência doméstica no estado, resultando na expedição de 5 mil medidas protetivas.
Em 2025, já são 1.300 registros. Coronel David reafirmou o compromisso da Alems em unir esforços com os órgãos competentes para fortalecer a rede de proteção e evitar novas tragédias.
“Vamos trabalhar para que possamos ter uma rede de proteção mais eficiente e evitar esses casos que certamente causam um constrangimento e um sofrimento muito grande dentro da sociedade. Eu saio satisfeito de ver os órgãos se movimentando no sentido de que se houve falha no sistema, é importante que todos nós agora possamos aperfeiçoar os protocolos e evitar que situações como essa, possam acontecer novamente”, finaliza o deputado.