Durante a inauguração do novo hangar do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) em Dourados-MS, na última sexta-feira (8), o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) fez duras críticas à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança.
Segundo Nogueira, a medida representa “um golpe na autonomia dos estados”, alertando para o risco de enfraquecimento das forças de segurança estaduais com a centralização das decisões em Brasília.
O evento, que contou com autoridades de Mato Grosso do Sul, também apresentou demonstrações com aeronaves e o novo helicóptero do DOF, que será usado para operações de resgate e combate ao crime na fronteira.
Em seu discurso, o parlamentar destacou que o modelo de “guarda nacional bolivariana”, proposto pelo governo federal e inspirado na Polícia Nacional da Venezuela, poderia prejudicar a segurança pública nacional.
Nogueira também apontou que o governo tenta se espelhar em estados como a Bahia, onde, segundo ele, políticas desmilitarizadas e a alta criminalidade prevalecem. O deputado enfatizou que tais políticas, apoiadas por setores da esquerda, desestimulam a atuação policial, promovem o desencarceramento e enfraquecem o combate ao crime.