Na tarde desta quarta-feira (2), a Prefeitura de Campo Grande realizou a entrega de novas motocicletas BMW de 850cc para reforçar o patrulhamento da Guarda Civil Metropolitana (GCM). O evento aconteceu na Rua das Violetas, 539, no bairro Jockey Club, e contou com a presença de autoridades municipais e representantes da segurança pública.

A cerimônia teve início às 17h29, com a apresentação da banda da Guarda Civil Metropolitana. O novo Secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga, abriu o evento destacando a importância da aquisição das motocicletas. “Esse grupamento, desde a sua criação, já recuperou mais de 40 veículos e retirou mais de cinco armas de circulação na cidade. A Guarda Civil Metropolitana está à disposição de Campo Grande”, afirmou.

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Dra. Camilla Nascimento (Avante), também ressaltou os avanços da segurança pública sob a atual gestão. “Essa gestão idealizada pela senhora [Adriane Lopes] vem crescendo e tendo mais efeito sobre nossa comunidade. O exemplo disso é a nossa Guarda Municipal.”
A prefeita Adriane Lopes (PP) lembrou que, há 11 meses, esteve no mesmo local para inaugurar a base da GCM e celebrou os avanços na segurança pública municipal.

“A implementação do aplicativo de segurança para unidades de saúde, inspirado no modelo de escolta escolar, permitirá que profissionais da área acessem rapidamente a Guarda Civil Metropolitana em caso de necessidade. Isso é especialmente importante em momentos de emergência ou quando há necessidade de reforço na segurança”, destacou Adriane Lopes.

O controlador-geral do município, Elton Dione, ressaltou a importância do acompanhamento do investimento e da fiscalização do uso correto das novas motocicletas. “Acompanhamos a efetividade desse investimento. A controladoria verifica se o retorno está chegando à sociedade e se essas motocicletas estão sendo usadas corretamente. Caso haja denúncia via ouvidoria de uso indevido, como fins particulares, atuamos imediatamente com investigação e sindicância”, afirmou.

Das 14 motocicletas adquiridas, 12 serão destinadas ao Grupamento Especializado de Motopatrulhamento (GEMOP), enquanto duas reforçarão o trabalho dos agentes de trânsito. O investimento total foi de R$ 1,2 milhão, custeado pela Prefeitura, com foco na proteção de servidores e pacientes.

Os agentes que utilizarão as novas motocicletas passaram por mais de 400 horas de treinamento, incluindo aulas técnicas e táticas de patrulhamento. Além disso, um especialista da BMW será enviado a Campo Grande para aprimorar o uso dos equipamentos, garantindo máxima eficiência no trabalho das equipes.