A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso do Sul (Sefaz-MS) inicia em dezembro a entrega de 872,9 mil carnês do IPVA 2025.

O tributo, segunda maior fonte de arrecadação estadual após o ICMS, deve gerar R$ 1,2 bilhão no próximo ano, valor que será repartido igualmente entre o governo estadual e os municípios.
Segundo o secretário estadual de Fazenda, Flávio César, os valores arrecadados são destinados a despesas como o pagamento de servidores e investimentos em saúde, educação e segurança.
“O governador Eduardo Riedel manteve os descontos na alíquota para automóveis e o abatimento adicional de 15% para pagamento à vista, incentivando a quitação antecipada”, explicou.
Os boletos iniciais contemplarão a opção de pagamento único ou a primeira parcela. Quem optar por parcelar deverá emitir as demais parcelas pelo portal e-Fazenda.
O sistema oferece maior segurança nas transações e está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Proprietários de veículos adquiridos no fim do ano terão uma nova remessa de boletos emitida em janeiro.
Alíquotas e descontos
As alíquotas seguem com reduções implementadas nos últimos anos. Para automóveis, a taxa é de 3%, uma redução de 40% em relação à alíquota original.
Caminhões, ônibus e micro-ônibus permanecem com 1,5% de tributação, assim como motorhomes. Motocicletas têm alíquota de 2%, enquanto veículos movidos a diesel têm 4,5%. Os automóveis movidos a GNV seguem isentos do imposto.
Regularização de débitos
Contribuintes com IPVA atrasado podem quitar o imposto de 2025 normalmente e parcelar dívidas anteriores em até 10 vezes, desde que não estejam inscritas em dívida ativa. O parcelamento pode ser solicitado pelo portal e-Fazenda ou nas Agenfas espalhadas pelo estado.