O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuva intensa para grande parte de Mato Grosso do Sul entre esta quinta e sexta-feira.
A previsão inclui tempestades com ventos de até 100 km/h, risco de queda de granizo e possibilidade de alagamentos. A recomendação é de atenção redobrada em 48 municípios, que estão sob o aviso mais grave, incluindo Amambai, Corumbá, Dourados e Ponta Porã.
Nessas cidades, a previsão é de chuvas com acumulados de até 100 milímetros, ventos fortes e condições que favorecem a queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
Outras regiões, como Campo Grande e Três Lagoas, estão em alerta moderado. Nesses locais, o Inmet prevê chuvas de até 50 milímetros e ventos que podem chegar a 60 km/h.
A previsão já começou a se confirmar com chuvas leves em Aquidauana e Corumbá, sem registro de grandes volumes até o momento. A população é aconselhada a evitar áreas de risco, como locais com árvores e estruturas vulneráveis, durante o período de alerta.