Uma frente fria está prevista para chegar a Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (9), trazendo alívio para as altas temperaturas que atingem o estado.
De acordo com a previsão meteorológica, o tempo ficará instável, com a possibilidade de chuvas significativas, acumulando mais de 30 milímetros em 24 horas.
Também há previsão de tempestades, com rajadas de vento e possíveis quedas de granizo. Na terça-feira (8), o município de Chapadão do Sul já registrou granizo.
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) explicou que essa mudança nas condições climáticas ocorre devido ao transporte intenso de calor e umidade, associado à presença de um sistema de baixa pressão atmosférica, que favorece a formação de tempestades.
No sul do estado, as temperaturas mínimas podem atingir 15°C na manhã de sábado (12), mas a queda nos termômetros será passageira. Em Campo Grande, o sol ainda tenta aparecer entre nuvens, e a capital registrou 29°C nesta manhã.
A máxima prevista para hoje é de 33°C, com um volume de chuva de até 3,2 milímetros. Nos próximos dias, a temperatura continuará a cair, com máximas de 26°C na quinta-feira (10) e 24°C na sexta-feira (11), enquanto o volume de chuva pode atingir 9 e 15,2 milímetros, respectivamente.
Outras cidades do estado também devem sentir a mudança no clima. Em Ponta Porã, a máxima prevista para hoje é de 29°C, enquanto em Dourados os termômetros podem chegar a 32°C.
Na região pantaneira, Porto Murtinho pode alcançar 33°C, e em Coxim, Corumbá e Aquidauana, as máximas devem chegar a 36°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também divulgou as máximas previstas para outras localidades nesta quarta-feira.
Três Lagoas deve atingir 36°C, Nova Alvorada do Sul 34°C, enquanto Ivinhema, Bonito e Maracaju podem chegar a 33°C. As cidades de Nova Andradina, São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul terão máximas de 32°C, e Naviraí registrará até 31°C.